Queijo de originário da cidade de Gorgonzola, na Itália, com características marcantes e sabor especial. Entre os queijos de mofo azul é um dos mais requintados e emblemáticos. Possui textura cremosa, consistência quebradiça, aroma e sabor forte.

Como surgiu?
Como a maioria das boas invenções ele surgiu de um erro, uma mistura de leites de ordenhas diferentes – uma da noite e outro da manhã. Quando essas duas coalhadas com diferentes temperaturas se uniram, formaram bolhas de ar, e surgiram os fungos azuis “penicilium Roqueforti”.

Como conservar?
O ideal é conservá-lo na geladeira e envolvê-lo em um papel filme, assim irá manter sua cremosidade, mais maior tempo para o consumo.

Como harmonizar?
Pode ser degustado puro ou em entradas e pratos.
Quando optar por degustar puro tire o queijo da refrigeração 30min antes de servir , assim o sabor não fica mascarado pelo frio. Pode ser acompanhado por pães, azeite de Olivia, torradas, frutas secas. Muito utilizado em molho para acompanhar massas e carnes.
Combinam com vinhos de colheita tardia e fortificados, uma excelente opção são os vinhos do Porto. E cervejas fortes e adocicadas, como Belgian Strong Ales, Strong Porters, Barley Wines e Stouts.